Ir direto ao conteúdo

Página Legal

O cotidiano jurídico com muito bom humor

Por Paulo Gustavo Sampaio Andrade, advogado.

Certidão de objeto e pé

14/04/2008 às 15h38min Paulo Gustavoauxiliares da justiça

Você já ouviu falar de certidão de objeto e pé?

Parece que o nome não tem pé nem cabeça, mas a explicação está na cara.

Trata-se de uma certidão elaborada pela secretaria de vara, a pedido da parte ou do advogado, com dados básicos sobre um determinado processo, quais sejam: o assunto (objeto) de que trata o processo e a situação () em que se encontra.

É também chamada de certidão de breve relato.

Com a facilidade de acesso ao andamento processual pela internet, a certidão deixou de ser requisitada em algumas situações, mas permanece sua necessidade em casos que exijam a produção de prova formal.

(Foto: blog Meu Pé)

Este artigo já recebeu 8 Comentários

  1. É bem verdade. A primeira vez que ouvi este nome ainda perguntei: Objeto e pé? Não seria mais adequado pedir uma certidão de ‘inteiro teor’?

  2. A certidão de inteiro teor constitui-se de cópia reprográfica, certificada, ou seja, copia de todo o contexto do processo.
    Já a certidão de objeto de pé, e apenas uma informação de dados do processo, com um resumo, como consta no topico.

  3. Estamos fechando um negócio imobiliário com um cliente que morou muitos anos em São Paulo e ele me pediu a “certidão de objeto e pé” do vendedor. Aqui em Viçosa-MG, consultei várias pessoas ligadas ao meio Notarial e no Fórum, ninguém conhece a tal certidão. Creio que o acompanhamento pelo site do TJMG e uma certidão de “inteiro teor”,”ônus reais”,”negativa de ações reais e pessoais reipersecutórias” emitida pelo CRI resolverá meu problema, acompanhada de uma “certidão cível com curatela e interdição”.

  4. ESSA CERTIDÃO CAUSA CONFUSÃO ATÉ MESMO NOS VETERANO,FUI AO CARTÓRIO PARA RETIRA-LA,E MUITOS NÃO SABIAM DO QUE SE TRATAVA.ME INFORMARAM QUE A EXPRESSÃO SE ATUALIZOU,NO ENTANTO,PASSOU A SE CHAMAR DE CERTIDÃO EXPLICATIVA.

  5. gostaria de saber se essa certidão pode tornar-se de apresentação obrigatória!

  6. Boa tarde, gostaria de saber quem pode requerer, onde e quanto custa essa certidão?

  7. Boa noite, quero apenas parabenizá-los pelo trabalho sério que nos valem no momento apertado, em que a gente está a kilometros de uma casa especializada e a necessidade e o tempo, assim como a economia, não permitem ao advogado esperar pelo correio o assnto do exato momento de uma defesa escrita, seja ela que assunto for, por isso muito obrigado.

  8. Realmente esta certidão é desconhecida por muitos, mas trata-se de uma certidão simples, cujo teor é a informação resumida de determinado processo. Objeto e situação em que se encontra o processo.Entretanto o nome ainda é usado por muitos profissionais do direito,atualmente mais conhecida por certidão de breve relato.

Escreva seu comentário

(não será publicado)

(opcional)